Isaac Paxe lança sua primeira obra literária individual no mercado nacional


O professor e escritor Isaac Paxe, lançou no passado dia 26 de Outubro, a sua primeira obra literária individual intitulada Políticas Educativas Em Angola, na União dos Escritores Angolanos. O livro é resultado da sua tese de Doutoramento cujo processo de estruturação como obra literária durou o período de um ano. O livro aborda sobre as questões que o sistema educativo nacional produz quanto ao direito à educação escolarizada dos cidadãos e os desafios que são colocados ao sistema de ensino.

"Quando há uma declaração de direito, existe uma serie de obrigações. A   observação dessas obrigações, é que fazem com que se coloquem desafios a qualquer sistema. Então, a ideia do livro é justamente essa, olhar como é que estes desafios se vão articulando e as rituais causas que geram estes desafios no sistema”, explicou o autor.

A recente obra conta com 240 páginas e vai estudando a questão do direito a educação nas diferentes etapas de Angola como república, e também faz um recuo no período colonial de 1971 á 1974, para sinalizar muitos problemas que Angola assumiu como um país independente, tais como desafios e problemas da educação, vistos como herança do sistema anterior. No livro ainda consta, como é que cada realidade política angolana foi gerando os seus desafios, e como é que estes desafios se foram transformando em entraves para que a educação cumprisse o seu real papel.


Familiares, amigos, colegas de serviço e estudantes de Isaac Paxe, também presenciaram o lançamento do livro do autor.

"Hoje, me sinto mais realizada. Apesar de não conseguirmos patrocínios, conseguimos fazer o lançamento do livro com o pouco do nosso salário”, contou Alzira Paxe, esposa de Isaac Paxe.

Vindo do Gana, o ex- professor de Isaac Paxe que responde pelo nome de Dr. Horace G. Compbel, felicitou e encorajou o autor pelo lançamento de sua obra.

"It is an important ocasion. He should continue building the moviment for educating africans that have been coming from long tradition of thinkers. - É uma ocasião importante. Ele deve continuar a levantar o movimento de educação dos africanos que vêem de uma longa tradição de pensadores”, Horace G. Compbel, ex-professor de Isaac Paxe.  

O professor e músico Kyaku Kyadaf, também se fez presente no dia do lançamento da mais recente obra denominada "Politicas Educativas em Angola" e parabenizou Isaac Paxe por lançar a sua primeira obra individual no mercado de literatura nacional.

“O professor Isaac Paxe está de parabéns, porque trás aqui conteúdos que vão ajudar não só os académicos, mas também qualquer pessoa que queira saber a situação do passado da educação e a situação actual. E consegue apresentar os mecanismos para resolvermos os problemas actuais que vivemos na educação, a situação da reforma e também ele prima muito sobre o direito à educação”, Kyaku Kiadaf, professor e músico.

Luau Paxe, filha do autor e Alexandra Horácio Paxe, sobrinha de Isaac Paxe, com sorrisos de satisfação nos lábios, deixaram uma mensagem para o autor e parabenizaram-no por trazer mais um filho literário nas bancas e prateleiras de casa.

“A mensagem que eu tenho a deixar ao meu pai, é que ele continue a falar da educação e lance mais livros para haver mais pontos de vista sobre a educação para não deixar as ideias dele só assim em vaco”, Luau Paxe, filha de Isaac Paxe.

“Eu tenho a dizer a ele parabéns pelo seu desenvolvimento e por lançar esse livro, tenho a certeza que essa vai ser uma obra muito lida por leitores, e ele pode contar com o apoio da sua sobrinha Alexandra", disse , Alexandra Horácio Paxe, Sobrinha.

O estudante do Instituto Superior de Ciência da Educação, de nome Nuno Keiling, falou no microfone do CisOn Rec oque achou do livro e incentivou a camada jovem académica a aderirem a mesma obra literária.
  
"Essa obra do Dr. Isaac Paxe, vem fazer uma revolução do sistema educativo nacional, visto que alguns estudantes Universitários quando são questionados sobre um determinado assunto académico fora de seu alcance, eles dizem que o problema vem da base. Eu recomendo todo jovem estudante a comprar esse livro porque vai nos ajudar a perceber como a política educativa angolana devia ser daqui em diante”, Nuno Keiling, estudante Universitário.

Até aqui foram produzidos 600 exemplares do livro, e os mesmos estão a ser comercializados no preço de 5.000 kwanzas.


Por: Narciso António

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"