BONA SKA: "Uma das maneiras que eu descobri para me libertar da minha timidez, é levar os meus poemas para o palco"





João Tito, artisticamente conhecido como "Bona Ska" nasceu em Benguela, a 23 de Março de 1986. É um jovem muito apaixonado pelas artes, que se tornou popularmente conhecido através de seus textos reflexivos e arrepiantes, que têm sido recitados em vários palcos de apresentação da cidade Capital.

Bona ska, desperta desde muito cedo o seu interesse pelas artes, devido ao ambiente artístico que esteve exposto durante a infância. Por intermédio de seu pai, que era artista, Bona, sempre esteve ligado à música, desenho e a declamação, que é a sua mais recente descoberta no mundo das artes.

Na infância, era considerado menino muito curioso. Mesmo não sabendo ler naquela época, Bona já se atrevia em pegar livros e acompanhar o seu irmão mais velho sempre que o visse a ler, o que muitas vezes, chegava a irrita-lo pelo facto de o menino Bona, não ter ainda aprendido o ABC.

Além de curioso e muito talentoso, Bona Ska era uma criança tímida, que após a descoberta de outros talentos na fase adulta, refugiou-se em textos poéticos, como mecanismo para se livrar da timidez, que paulatinamente foi desaparecendo dentro de si, sempre que subia ao palco para recita-los.

Em 2015, começa a levar a arte da declamação mais a sério. Como gancho da sua criatividade, o artista apoia-se na ignorância que tem, para criar textos, explorando assim, os seus preconceitos e medos.

Com os seus textos, Bona Ska procura transmitir ao público, questões ligadas a valorização e auto-conhecimento, porque considera a arte como uma ferramenta que não serve simplesmente para entreter, mas também, para educar e revolucionar a sociedade.

O artista ainda não tem nenhuma obra publicada no mercado, mas está escrever três obras literárias em simultâneo, dentre as quais consta o livro intitulado "Vassoura", que pelo número avançado de páginas, possivelmente será lançado em breve.



Por: Narciso Drake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"