A JOVEM ESCOLHIDA PELA POESIA FALADA




Gizela Costa, artisticamente conhecida como "Poetisa Cacau", é uma jovem de 21 anos de idade, nascida em Luanda, a 08 de agosto de 1996.

Gizela é uma das mais recentes artistas a engressar no mundo da arte poética, e tem a sua vocação virada especialmente ao Spoken Word (Poesia falada).

Muito antes de começar a fazer poesia, a artista já escrevia alguns textos, embora estes não estivessem ligados à poesia.

Em 2016, desperta a habilidade intensa de escrever textos dramáticos, que chegou a acumular páginas suficientes para a construção de um livro, o que se pode concluir que a artista já tem praticamente uma obra literária escrita em carteira, mas que até agora não foi publicada por falta de condições finaceiras.


Já em 2018, com a exibição do progama televisivo "Artes ao Vivo", Gizela é contageada pela arte poética, puxando assim, uma profunda inspiração para escrever textos. Numa especie de amor a primeira vista provocada por uma das edições deste programa, Gizela Costa decide escrever dois textos no mesmo dia, após ter assistido o mesmo. Daí, atribui-se o nome artistico de « Poetisa Cacau ».

"Quando vi na televisão o Artes ao vivo, eu disse uau! eu também quero fazer isso. E nesse mesmo dia, escrevi dois poemas que são: «minha, tua e nossa identidade», e o outro intitulado « retratos », todos baseados em factos reais", revelou.

Para aperfeiçoar a sua habilidade na área, Cacau começou a recitar os seus textos em casa, apresentando-os diante dos pais e irmãos. Inclusive, seu irmão chegou a decorar um dos textos, pois Cacau sempre o repetia.

Depois de muito tempo de ensaio em casa, Cacau decide então, subir ao palco pela primeira vez, isto no Chá de Caxinde, para recitar o texto que retrata a valorização da pele negra. Uma iniciativa tomada por si mesma, logo após ter se apercebido do evento de caracter gratuito denominado "Artes ao vivo", que decorre todas as terças- feiras, no espaço Chá de Caxinde. 

Cacau diz que foi acidentalmente escolhida pela poesia, pois nunca lhe passou pela cabeça, fazer Spoken Word.

Com cerca de 7 textos escritos actualmente, a artista afirma ter grande admiração pela spoken artist "Bel Neto", pelo facto de ela não usar muito a metáfora nos seus textos, sendo que para si, é um estilo de escrita com o qual mais se identifica.

No dia do seu aniversário (08 de Agosto), vai participar como concorrente na batalha de Spoken Word denominada "Slam Tundawala", a ter lugar em uma das salas do Zap Cinema, dentro do Shopping Avenida do Morro Bento.

Quando pedida para definir a poesia em três palavras, Cacau respondeu dizendo o seguinte: Poesia é AMOR, DEDICAÇÃO e LIBERDADE.































Por: Narciso Drake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"