Música

MEMBROS DO GRUPO MUSICAL "DATOMMY GÁN" FALAM SOBRE O SEU PERCURSO ARTÍSTICO NO MUNDO DO KUDURO




Datommy Gán é um grupo musical composto por três elementos, que têm como estilo predominante o «kuduro». Fundando em 2008, por um dos ex-integrantes que na altura chamava-se "Nelo Foca" e que também respondia pelo apelido alternativo de «Datommy Gán», cujo foi eleito como o nome oficial da Staff. Nome este, que permanece até nos dia de hoje, criado inicialmente com a intenção de identificar um grupo de amigos que de vez em quando, reunia-se no bairro para se divertirem e realizarem alguns eventos.

O grupo localiza-se actualmente na Estalagem-Moagem, concretamente na Rua do Sama, zona onde o mesmo foi criado por intermédio das ideias de «Nelo Foca» e do falecido «Zé Braço».

No mesmo ano, isto ainda em 2008, o grupo decide formar o núcleo de kuduristas composto por Naningola, Riquinnho Papoite, Nelo Foca e Xavitão, que apesar de fazerem parte do grupo como simples organizadores de eventos, também carregavam consigo uma veia artística muito forte de escrever rimas. Meses depois, os integrantes reúnem-se e gravam a primeira música do grupo, cujo foi produzido e masterizado pelo Dj Tino.

Alguns anos mais tarde, Nelo Foca e Xavitão afastaram-se do grupo, por razões pessoais que os levou a darem seguimento a outras carreiras profissionais. Dai, surge o aparecimento de um novo integrante dos Datommy, chamado de «Man- Pare que Straga».

Com a entrada do novo membro, o grupo passou a ser constituido simplesmente por três artistas, nomeadamente; Riquinho Papoite, Naningola e Man-Pare que Stranga. 

Para oficializar esta nova fase do grupo, os três kuduristas uniram vozes para dar rítimo e melodia à música intitulada "Mais tarde vai te cobrar", que teve uma aceitação positiva do público e que os motivou a gravarem ainda mais outras faixas musicais. Dentre estas faixas destacam-se "Camarão podre" e "Estátua ninguém se mexe", que é por sinal, a música mais tocada do grupo e, que até ao momento conta com um vídeoclip a passar no canal televisivo «BE Kuduro».

Com essencialmente 6 músicas gravadas, os Datommy Gán têm vindo a participar de vários espectáculos dentro e fora de Luanda. Ao falarem exclusivamente ao Jornal Cison- Press, o grupo revelou durante a entrevista que já pisaram palcos com Kuduristas renomados como Pai Banana, Flor de Raíz, Samara e Aranha da 11 (Elenco da Paz). Inclusive tiveram a oportunidade de actuar no município Tabiri, uma região localizada em Catete.


Por: Narciso Drake


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"