Helvio Marques: "O meu amor pela música nasceu a partir dos instrumentos"


Integrante do projecto musical "Versos & Poesias vol.2" com o tema "Superação" gravado sob direção artística de Dj Black Spygo, o músico Helvio Marques é uma das vozes emergentes da nova geração musical angolana que se destaca pelo seu talento reflectido em duas facetas da mesma arte. Helvio é, por um lado, cantor, e por outro, instrumentista.

Em entrevista exclusiva ao Cison Press, Helvio Marques contou sobre como surgiu a sua paixão pela música, tendo igualmente falado sobre uma das suas ambições na carreira artística.

Como começou a sua história na música?
Helvio Marques: A minha história na música começou como a história de qualquer artista que tem base cristã. Mas, o meu amor por esta arte (música) começou propriamente pelos instrumentos, porque além de cantor, também sou instrumentista.

Teve alguma influência no princípio da carreira?
H.M: Quando eu entrei na Escola São Domingos conheci amigos que me influenciaram até certo ponto a cantar também, então desde 2016 que tenho vindo a cantar. 

Sabe-se que participou também no projecto "Versos & Poesias vol.2" com o tema Superação. É a única música que tem gravada?
H.M: Não. Tenho também algumas músicas a solo, mas o Versos e Poesias veio no sentido de elevar e ajudar a divulgar o meu nome enquanto músico individual.

Como é que é visto agora pelas pessoas, após participar neste mesmo projecto?
H.M: Apesar de ter mais visibilidade que antes, as pessoas continuam a falar comigo com o mesmo respeito e cuidado. Portanto, resumidamente continuo a ser o mesmo Helvio aos olhos das pessoas indepentemente do local onde eu esteja.

Têm sido convidado, enquanto grupo, para várias actuações. Como é que olha para estes convites?
H.M: Temos recebido de maneira feliz e satisfeita, é sinal que de facto a gente está num bom caminho. Olhamos para eles como mais um desafio porque cada actuação é uma actuação.

Qual é a sua ambição na música, ou seja, o que é que almeja alcançar na sua carreira? 
H.M: Almejo alcançar mais pessoas que ainda não me conhecem. E por outra, eu pretendo sair da minha zona de conforto, no sentido de poder explorar mais outros estilos e sonoridades, bem como poder trabalhar com artistas de outros estilos.

Texto: Narciso Drake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"