Isa Gando: "A música já me curou de muitas feridas"

Nascida aos 28 de Setembro, em Luanda, Isa Martins Gando ou simplesmente Isa Gando, é uma das vozes emergentes da nova geração da música angolana que ostenta um domínio musical versátil, mas é nos estilos RNB, Tarraxinha e Afrohouse que é habitualmente conhecida pelos ouvidos público.

Isa Gando começou a cantar aos 12 anos de idade, na igreja, e usa a música como um meio terapêutico para se curar de diversos momentos desencantadores que a vida apresenta. Cantora e compositora, Isa almeja com muito trabalho e dedicação trilhar passos significativos na sua carreira, segundo revelou a mesma em entrevista exclusiva ao Cison Press.

Que influências teve para começar a cantar?

Isa Gando: Sofri uma grande influência por parte da família porque a minha irmã e o meu irmão mais velho cantam, e apesar de eles terem sido uma influência para mim, eu já gostava de cantar, então digo que é um dom que Deus nos deu. Portanto, a minha família teve para mim uma grande influência no ramo musical.

Gravou a música "Deixa Fluir" com Dj Caleza e o saxofinista Nanuto. Como foi para si essa experiência?

I.G: Foi uma experiência única, estar na mesma faixa com Nanuto e o Dj Caleza, pois foi o Nanuto que pediu para participar na minha música, e foi algo incrível. Então, senti-me muito feliz e muito grata.

Sabe-se que parcipou no Versos & Poesias vol.1, e agora também na música com Nanuto. O que é que reserva em termos de projectos musicais? Há algum EP ou álbum a caminho?

I.G: Futuramente sairá uma EP, mas neste momento estamos unicamente focados em espalhar mais as minhas músicas para o pessoal conhecer e ouvi-las, para posteriormente termos uma EP maravilhosa, que já está a ser preparada.

Disse que é versátil. Aceitaria o desafio de um dia cantar Kuduro?

I.G: Aceitaria na boa, só teria de practicar, mas aceitaria sim o desafio. Seria uma experiência louca. (risos).

Quais artistas tens como referências na música?

I.G: Rihanna, Beyoncé, Pérola, Ary, Edmásia, Anitta, Ludmila, Gerilson Insrael, Anderson Mário, ou seja, é uma lista longa de artistas.

Músicos com os quais gostaria de trabalhar um dia?

I.G: Nacional - C4 Pedro; Internacional: Ivandro, Ludmila. Há outros artistas, mas eles são os principais.

Como é que se vê daqui a cinco ou dez anos, na música?

I.G: Vejo-me muito longe, como uma cantora profissional, porque eu tenho adquirido muita experiência ao longo desse tempo, e esta experiência não é vã, ela me levará a grandes patamares que ajudarão a minha carreira crescer.

Estás associada à alguma produtora?

I.G: Não. De momento não estou em nenhuma produtora, mas sou agenciada pela Wil Celeste.

Cor favorita?

- Azul

Cantor Favorito?

- Não tenho cantor favorito (risos). Não consigo porque são muitas referências.


Texto: Narciso Drake

Imagem: Isa Gando (Arquivos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"