Isa Gando: "A música já me curou de muitas feridas"
Nascida aos 28 de Setembro, em Luanda, Isa Martins Gando ou simplesmente Isa Gando, é uma das vozes emergentes da nova geração da música angolana que ostenta um domínio musical versátil, mas é nos estilos RNB, Tarraxinha e Afrohouse que é habitualmente conhecida pelos ouvidos público.
Isa Gando começou a cantar aos 12 anos de idade, na igreja, e usa a música como um meio terapêutico para se curar de diversos momentos desencantadores que a vida apresenta. Cantora e compositora, Isa almeja com muito trabalho e dedicação trilhar passos significativos na sua carreira, segundo revelou a mesma em entrevista exclusiva ao Cison Press.
Que influências teve para começar a cantar?
Isa Gando: Sofri uma grande influência por parte da família porque a minha irmã e o meu irmão mais velho cantam, e apesar de eles terem sido uma influência para mim, eu já gostava de cantar, então digo que é um dom que Deus nos deu. Portanto, a minha família teve para mim uma grande influência no ramo musical.
Gravou a música "Deixa Fluir" com Dj Caleza e o saxofinista Nanuto. Como foi para si essa experiência?
I.G: Foi uma experiência única, estar na mesma faixa com Nanuto e o Dj Caleza, pois foi o Nanuto que pediu para participar na minha música, e foi algo incrível. Então, senti-me muito feliz e muito grata.
Sabe-se que parcipou no Versos & Poesias vol.1, e agora também na música com Nanuto. O que é que reserva em termos de projectos musicais? Há algum EP ou álbum a caminho?
I.G: Futuramente sairá uma EP, mas neste momento estamos unicamente focados em espalhar mais as minhas músicas para o pessoal conhecer e ouvi-las, para posteriormente termos uma EP maravilhosa, que já está a ser preparada.
Disse que é versátil. Aceitaria o desafio de um dia cantar Kuduro?
I.G: Aceitaria na boa, só teria de practicar, mas aceitaria sim o desafio. Seria uma experiência louca. (risos).
Quais artistas tens como referências na música?
I.G: Rihanna, Beyoncé, Pérola, Ary, Edmásia, Anitta, Ludmila, Gerilson Insrael, Anderson Mário, ou seja, é uma lista longa de artistas.
Músicos com os quais gostaria de trabalhar um dia?
I.G: Nacional - C4 Pedro; Internacional: Ivandro, Ludmila. Há outros artistas, mas eles são os principais.
Como é que se vê daqui a cinco ou dez anos, na música?
I.G: Vejo-me muito longe, como uma cantora profissional, porque eu tenho adquirido muita experiência ao longo desse tempo, e esta experiência não é vã, ela me levará a grandes patamares que ajudarão a minha carreira crescer.
Estás associada à alguma produtora?
I.G: Não. De momento não estou em nenhuma produtora, mas sou agenciada pela Wil Celeste.
Cor favorita?
- Azul
Cantor Favorito?
- Não tenho cantor favorito (risos). Não consigo porque são muitas referências.
Texto: Narciso Drake
Imagem: Isa Gando (Arquivos)





Comentários
Postar um comentário