Marcos Jinguba leva memórias e vivências na Casa Rede

 

O poeta, produtor cultural e curador Marcos Jinguba é o convidado da décima edição do evento "Uma Cena Lá Em Casa" que acontece dia 29 de Junho, na Casa Rede, pelas 19 horas.

Como convidado, Marcos Jinguba pretende levar para o espaço momentos da sua vida, nomeadamente a infância, adolescência e parte da sua juventude que se expressam na memória colectiva da população luandense e angolana no geral. "A presente edição, será um reviver de todas as fases bonitas e não só que os angolanos experimentaram e continuam a passar", afirma Marcos Jinguba.

O evento vai acontecer através de quatro disciplinas, como exposição, cinema, música e instalação. A exposição terá como destaque figuras negras que fazem parte do histórico do continente e do mundo, já a instalação redescobrirá o ideal de uma casa de uma família, nos anos 90 e princípio de 2000. Quanto ao cinema, Marcos Jinguba irá exibir filmes que muito marcaram a sua infância e a adolescência, já a música será tocado de tudo um pouco que já foi produzido com destaque para os anos 70, 80, 90 e também actual. 

"Uma Cena Lá Em Casa" é um evento alternativo promovido pela Casa Rede que tem a finalidade de trazer playlist amadora para ouvintes profissionais e conta com a participação de um convidado por cada edição, tendo já acontecido 9 edições. 

A Casa Rede é um espaço que agrega entretenimento, produção artística e cultural, economia criativa e comunicação na capital angolana.

Aberta desde 2019, a Casa Rede tem como missão contribuir de maneira prática na criação, disseminação, desenvolvimento e emancipação de manifestações artísticas e culturais. É uma iniciativa financiada pela União Européia, co- financiada e gerida pelo Camões, I.P., instrumento gerido em parceria com a EUNIC.

Marcos Jinguba é poeta, curador de artes e produtor cultural. Actua no contexto cultural urbano de Luanda. É co-fundador da agência de produção e promoção cultural Kianda Sessions e do Laboratório de Crítica e Curadoria, uma plataforma de pesquisa e produção em artes. Também é curador associado da galeria de arte contemporânea "Movart".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"