Laysa Marques fala sobre a sua participação na exposição referente ao centenário do escritor José Saramago

 

Laysa Marques Mendonça foi uma das artistas de cartaz da exposição colectiva de artes plásticas intitulada "As Palavras", inaugurada na terça-feira (19), no Centro Cultural Português de Luanda, em homenagem ao centenário do falecido escritor português José Saramago.

Em entrevista ao Cison Press, a jovem artista plástica considerou a sua participação na presente exposição como sendo uma mais valia para o seu crescimento enquanto artista, constituindo igualmente um acúmulo de experiência indispensável para a sua carreira. "Tenho aqui expostas duas obras", salientou.

Laysa Marques é, para muitos visitantes da exposição, o cartão de visita do evento, pois, foi a artista que decidiu pintar o rosto do grande homegeado José Saramago, uma figura incontornável da literatura lusófona. Segundo a mesma, fez recurso ao café, alçafrão e tinta acrílica, para pintar o referido quadro cuja sua produção durou um período de quatro dias.

"Quando estava a ler a sua crônica (As Palavras), veio-me logo a ideia de pintar o retrato dele porque, para mim, ele é a figura perfeita para representar as palavras todas, sendo ele o autor do mesmo texto. Portanto, fiz o retrato com café, que é algo que os portugueses gostam, e penso, que ele também gostava muito", frisou.

Quanto à segunda obra, Laysa explicou: " A outra obra é intitulada "Ouçam-me". Ela retrata a dependência de opinião e a falta de valorização das artes nacionais, porque, muitas vezes, os artistas locais têm que viajar para países estrangeiros onde valorizam mais a arte, para poderem ter mais visibilidade, e depois serem reconhecidos cá no país".

Edmila Jeane, amiga de Laysa, considerou a inclinação pelas artes plásticas um acto produtivo e vantajoso, pois, entende que, é "muito lindo" ver alguém doar o seu tempo para pintar ou criar uma obra de arte. A mesma revelou que é a primeira vez que participa de uma exposição, tendo admitido gostar da experiência e deixado, igualmente, uma mensagem de incentivo à sua amiga.

"Laysa, desejo-te muita força, que continues assim, a fazer esta arte que tu muito amas. Eu estou sempre aqui para te apoiar naquilo que precisares", disse.

Texto: Narciso Drake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"