Projecto Literartes inaugura exposição alusivo ao centenário do escritor José Saramago
Reviver o texto "As Palavras" e saudar o centenário do escritor português José Saramago, falecido em Junho de 2010, foi o objetivo da homenagem realizada pelo projecto Literartes, com uma exposição colectiva inaugurada nesta terça-feira (19), no Centro Cultural Camões, em Luanda.
O Literartes, um projecto que, segundo o seu Director Artístico "Jardel Selele", que falava em entrevista ao Cison Press, junta a literatura com as mais diversas artes, traz em cada edição um novo autor indicado ou, pelo espaço a acolher a exposição ou pelo corpo directivo do mesmo projecto.
"O resultado desta exposição correspondeu às expectativas. Desta vez celebrando o centenário de José Saramago, estamos aqui no Camões para apresentar esta exposição que recebeu oito artistas,16 obras, delas destacam-se 12 pinturas e quatro esculturas", avançou o director artístico.
Jardel Selele acrescentou, ainda: "Nesta edição, trouxemos duas obras minhas (se assim posso considerar), pois ela conta também com duas alunas minhas, da Fundação Arte e Cultura, que são a Layza Marques e a Tatiana Ana", disse.
Tatiana Ana, de 14 anos de idade e uma das artistas de cartaz do evento, considerou a sua participação uma grande oportunidade para demonstrar o seu talento e partilhar a sua visão, num formato pintado, sobre a crônica literária de José Saramago "As Palavras" com os visitantes e apreciadores da arte através das duas obras que tem expostas na galeria do Centro Camões.
Já o artista Leandro Marques, explicou "As obras que trouxe falam sobre as As Palavras, que é o tema central da exposição, palavras estas que podem ser boas ou más. Por exemplo, das duas obras minhas aqui expostas, numa delas coloquei várias palavras aleatórias, de modos a que elas não façam sentido, mas sim que sejam sentidas".
A primeira edição da exposição foi realizada no Centro Cultural Brasil Angola, em Abril de 2021, com o autor Victor Amorim Guerra. A segunda foi apresentada na Galeria Tamar Golan em homenagem a Viriato da Cruz com o texto "Namoro".
Texto: Narciso Drake





Comentários
Postar um comentário