"O empreendedor que dá certo em Angola pode dar certo em qualquer outro país", afirma Armando Gomes durante entrevista à RTP África

Durante uma entrevista ao programa Bem-vindos emitido na RTP África, a partir de Portugal, o consultor de vendas Armando Gomes considerou difícil o exercício do empreendedorismo em Angola devido a inúmeros factores que impedem o andamento normal desta actividade.

"Empreender em Angola não é fácil. O empreendedor que dá certo em Angola pode dar certo em qualquer outro país", disse o consultor, tendo apontado a questões burocráticas e algumas situações socio-políticas e econômicas como sendo os maiores entraves para os empreendedores locais.

Além da burocracia, um outro factor que muito tem dificultado os empreendedores angolanos, segundo Armando Gomes, é a inflação que muitas vezes encosta estes profissionais contra a parede no que concerne aos preços. Apesar do esforço que se tem investido para mudar este quadro, o sistema de atendimento institucional no país ainda precisa melhorar muito.

"Eu já passei por muitas e más experiências enquanto enpreendedor, principalmente quando é para tratar papeladas. Por exemplo, um documento que levaria 30 minutos para ser tratado pode durar meses, e se não tiveres algum conhecido lá dentro, pior ainda. Portanto, com o tempo, fui percebendo que o nosso mercado funciona a base deNetworking, que só tens acesso facilitado a certas instituições se te indicarem alguém".

Armando Gomes continuou ainda: "Apesar destas falhas a nível das instituições que lidam com os empreendedores, ainda vamos a tempo de melhorar, ainda temos muito pela frente, e acredito que é possível inverter o quadro".

Nascido aos 5 de Maio de 1991, na província de Luanda, Armando Gomes é consultor de vendas e escritor. É por muitos considerado uma fonte de inspiração profissional no ramo de Consultoria de Venda, e é até agora uma das poucas referências que o mercado angolano tem na área acima mencionada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"