Rosa Soares: "Estou a trabalhar no meu quinto livro"

Rosa Maria Andrade Soares é uma escritora angolana nascida na província do Bié, mas que cresceu em Luanda. Em 2011, decidiu criar o blog "Só Entre Nós Mulheres" para publicar os seus textos, voltados ao público feminino. Rosa escrevia sobre a vida académica, comportamento, relacionamentos e moda. Aos 17 anos, Rosa Soares publicou o seu primeiro livro, uma novela intitulada "Uma Versão Diferente da Vida”, isto em 2013, tendo anos mais tarde publicado os livros: Metamorfose, O Nosso Natal (conto infantil) e o Flores Não São para os Mortos.

Em entrevista ao jornal Cison Press, a escritora falou sobre a experiência de ter participado na recente edição do evento "Escritor do Mês" realizado pelo Centro Cultural Camões em parceria com a produtora Art Sem Letra. Rosa revelou, ainda em entrevista, que tem em carteira a sua quinta obra literária cujo título e data de lançamento ainda se mantêm desconhecidos.

Foi a escritora convidada para edição do "Escritor do Mês", no Camões. Que balanço faz do evento?

O balanço é positivo. Foi espectacular, senti-me viva, senti que a arte está viva, que a literatura está viva. Desde já, parabenizo a organização pelo evento e por ter esta iniciativa de aproximar mais os escritores ao seu público, pois são iniciativas do gênero que engrandecem a nossa literatura. Portanto, aspectacular é a palavra que tenho para resumir este evento.

O que achou da interação que teve com o público presente?

Enquanto escritora, senti-me bem por ver o meu trabalho reconhecido. Foi bom recapitular um pouco da minha jornada e ouvir o parecer dos leitores sobre os livros.

Como é que olha para a questão do preço elevado no que concerne a comercialização dos livros cá no país?

É uma questão desafiante porque o próprio escritor acaba por ter muitos custos na produção e num mercado onde ainda não temos editoras tradicionais, o escritor tem de pagar para ter o seu livro publicado. Tudo isso influencia para a elevação do preço do livro. Então, isto se torna complicado não só para o escritor, mas também para o leitor.

Apesar desta realidade, o número de obras lançadas vem crescendo no país...

Sim. E o bom é que quanto mais se produz livros, a tendência é o custo de produção diminuir, então, estamos expectantes que daqui a mais algum tempo, o preço dos livros cá no país baixem.

Até aqui tem quatro obras no mercado. Quando é que sai a quinta?

Tenho me dedicado no próximo livro com muita calma, tenho feito muitas pesquisas e vivido também, pois dize-se que a vivência é a matéria prima da escrita. Então, estou a fazer com muito cuidado, e no momento certo ele sairá.

Nas suas redes sociais, tem partilhado imagens e vídeos com frases de motivação. Já pensou em escrever um livro de autoajuda?

Por acaso, já pensei. É uma área que me interessa muito, gosto muito de ler livros de autoajuda e imagino-me sim a escrever um livro deste gênero.

Está para quando esse novo desafio?

É só ainda uma imaginação. De momento, é só mesmo uma imaginação (risos).


Texto: Narciso Drake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"