Mas, qual a função dos padrinhos de casamento? Os padrinhos são as pessoas escolhidas para manter o casamento vivo, fazer parte dele e compartilhar cada momento com os noivos.
Os padrinhos simbolizam uma figura que representa um pai, na verdade, é um segundo pai adquirido, aquela pessoa que vale apena confiar. Claro que a escolha dos padrinhos é uma tarefa muito importante que precisa ser feita com cuidado, deve se ter muita atenção na escolha desta figura, pois quando mal feita, pode complicar a durabilidade do próprio casamento.
Quando decidi falar deste tema, percebi que a fé tem níveis (Hebreus-11-01 até 11), vais entender que a fé de Noé era totalmente diferente do Pai Abraão e diferente a da Sara, mas Deus que operou e opera na fé é o mesmo. Alguns níveis de fé são capazes de mover montanhas e outras não, existe fé que só lhe mantem vivo e no cumprimento dos padrões que a vida oferece, mas existe aquela igual a mulher do fluxo de sangue (Lucas-08-43 até 45), que fez proesas depois de doze anos com emorragia, tomou uma decisão e funcionou.
Bem, toda a organização do matrimónio antes e depois é dado aos padrinhos, é o principal gestor do evento, os pais biológicos limitam-se em obedecer às ordens do padrinho e dando algumas ideias parciais sem interferir directamente, em caso de falha todos perguntam ONDE ESTAVA O PADRINHO?
Esta figura vem para acompanhar a trajectória dos nubentes que são os seus afilhados, antes e depois de casar de forma oficial (Festa). Disse um tio meu, com uma vasta experiência como padrinho e com mais de 12 afilhados registrados e espalhados pelo mundo: “CASAMENTO É VIDA, NÃO É FESTA”, ouça a voz do Padrinho...
Minha experiência como padrinho começou de uma forma muito admirável, no mesmo mês padrinhámos dois casamentos e no mesmo ano um total de três, aí junto a minha varoa percebi que casamento depende dos nubentes, no entanto, existe aqueles que fazem tudo para as coisas acontecerem sem exigir nada do padrinho, de forma voluntária e o padrinho participa com uma acção de graça, não gosta nem quer preocupar os padrinhos. Outros nubentes só fazem a sua parte e definem a parte que pertence ao padrinho sem apoio algum, isso acontece com muitos que já padrinharam, sei que alguém lendo esse texto pode confirmar esse pressuposto.
A verdadeira fé do padrinho é acreditar que os seus afilhados já mais vão se separar e que viverão felizes para sempre. Nisto se investe toda fé, que tudo passe conforme planejado. Uso essa expressão “NÃO BRINQUES COM A FÉ DO PADRINHO” para definir a diferença em termos de responsabilidades face a este tipo de actividade matrimonial. Às vezes, ele diz que está tudo bem só para acalmar os noivos, e mantê-los concentrados na euforia do evento, às vezes, nem carro para levar a noiva tem, não tem luz no salão e o combustível está difícil na cidade, cada coisa que os padrinhos enfrentam só mesmo eles para explicarem em detalhes.
Cada caso é um caso. Confira essa realidade, antes de fechar o cortejo, a noiva passou mal, todos preocupados, o padrinho recebia uma ligação da organização do salão de que a empresa na qual foi contratada para fazer os serviços, não aceitava abrir o salão até completar a outra parte do acordo, que situação!!! Como Gerir isso padrinho? .. A fé se mantia que tudo vai correr bem, são as palavras que precisam ser ditas ao noivo, que não sabe se pensa na noiva caída ou na noite de núnpseas que, por sinal, estava a ser interrompida com esse mau estar da noiva em tempo de festa, sem a noiva tudo fica comprometido, e o padrinho mantinha a calma.
No outro ângulo, o padrinho concertava tudo até receber uma confirmação que os convidados já tinham acesso ao salão, surgiu um tio na última hora, que se apercebendo da situação pagou a diferença. Dívida paga, vamos a festa pessoal...”Esta é a fé do padrinho, acreditar que tudo vai terminar bem, mesmo sem saber como”.
Casamento o Sonho do Joven que é Cristão
Casamento é a união de factos, onde dois seres de sexo oposto decidem unir-se, com intuito de formar o seu lar, um só lar, podemos simplificar deste jeito, e digo mais “conquistamos a beleza, mas casamos com o comportamento”. Na perspectiva Biblica, encontramos que no casamento, o homen e a mulher deverão deixar a casa dos seus pais para constituirem a sua casa e serão uma só carne (Genesis-02-24, Mateus-19-4 a 07). Ninguém separa o que Deus uniu, formando assim a sua família, devarão ter filhos que são a herança do Senhor para os Pais (Salmos-127-03 até 05).
Numa perspectiva cristã, com proibições divinamente orientadas, o casamento passa a ser um dos grandes investimentos na vida de um cristão. Depois do baptismo, o casamento é de índole séria e necessária, portanto, deve se ter a certeza ao decidir seguir em frente com esta decisão. Do outro lado, é um sonho e desejo de muitos jovens, que dão tudo de si, sacrificando os desejos juvenis para poder atingir este ponto considerado alto. Há sempre o contraditório, aqueles que levam na brincadeira quando o assunto é casamento, e acabam arrependidos já em seus lares com as suas frustrações, transformando o casamento de coisa boa para má afirmando a outras pessoas.
Se alguém não está preparado para assumir um compromisso e os desafios de uma relação, então nem comece, porque certamente será cobrado e se não estiver em condições, em alguns casos poderá ser mal interpretado. A frustração será pior, nem sempre a falta de se esforçar para ver a pessoa ou fazê-la feliz é culpa de quem não dá, mas sim a falta de condições, então, primeiro cresça, amadureça e só depois se disponha para alguém.
Em algumas tradições africanas, na obtenção de uma mulher exige testes práticos e alguns rituais costumeiros, do tipo ela deve se engravidar antes de lhe levar ao matrimónio, antes de ser casada pelo seu noivo. A título de exemplo, no sentido figurado podemos afirmar que muitos antes de obter um carro, pensam nos problemas, a primeira pergunta que surge é: Há peças em caso de avaria? Onde adquirir? Como adquirir?.. Essas perguntas e muitas outras surgem antes da aquisição de todo carro não importa se é novo ou usado.
Durante a minha vivência no interior do país (Angola), a realidade que encontrei foi esta do exemplo do carro, ele aplicá-se nas relações. Um jovem não pode de maneira alguma apresentar a sua noiva (namorada) sem que ela esteja grávida, situação regional. Depois encontramos os princípios Bíblicos e doutrinários, que chocam com estes hábitos ou costumes, e na busca de mais argumentos, perguntei a um historiador a sua justificativa sobre o assunto, ele afirmou dizendo que se a menina não conceber depois dos gastos feitos, será um grande transtorno ter que devolvê-la à sua família, então, eu disse cadê as Saras, as Anas desta época?
Concluí que, se a condição for esta de ter filhos antes do casamento, elas não poderão ter maridos, ou seja, nunca vão casar. Uma última pergunta me ocorre: "se o problema for com o homen como fica? Na resposta que obtive do mais velho com o qual falava, entendi que a condição é a mesma, neste caso, se a minha filha apresentar-me o seu namorado, ela deve de imediato estar grávida do rapaz.
Quebrando regras bíblicas, não te ajuda a avançar para o sucesso matrimonial. A bênção está no fim (Eclesiástes-07-08), olha parecia impossível uma Ana nascer, Deus foi bondoso com ela e lhe deu três filhos e duas filhas (1º Samuel-02-20 e 21), então, está claro que nada é impossível para Deus (Lucas-01-37), Ele pode tudo para quem crê. O Crêr não é só aceitar mas é ter a convicção do certo ou do errado e seguir com o certo, mantendo a mesma decisão mesmo em situação desagradável durante o processo. Eu quando era estudante na universidade, numa defesa de um trabalho investigativo, estava redondamente errado na minha resposta, daí o meu professor pediu que eu justificasse e assim o fiz, no final ele disse: estás errado, mas a sua convicção quase me fez acreditar, toda turma meteu-se em risos, coisas como essas podem te desviar se você não tiver báse sólida na sua crença. O mesmo acontece quando queremos cumprir um dever divino, devemos ter a convicção em obedecer a Deus, fazendo a nossa parte juntos as nossas crenças, só assim ele fará a parte dele dentro do nosso casamento, eu afirmo a você que “nada que é proveitoso e valioso, adquiri-se com facilidade”, quando se diz em um Leito sem mácula (Hebreus-13-04), significa que deves fazer o sexo com a sua parceira depois do casamento, Deus que nos orienta assim, sempre há surpresas boa para aqueles que obedesserem este princípio.
A porta estreita não é fácil mas é ela que leva a vida (Mateus-07-13), o Homem foi feito perfeito, a complicação da sua existência foi criada por ele mesmo, isso tem estado a complicar tudo até no tempo presente, nesta senda surge uma pergunta das motivações que levam ao casamento. Porque devo ou não casar? Quais são as minhas motivações? Na vida cada um tem as suas motivações para fazer ou deixar de fazer alguma coisa, quais são as motivações que te levam a casar ou a não pensar em casar sendo ainda solteiro?
Caro leitor, responda esta questão com um nível muito alto de sabedoria. Eu trago algumas opções, tenta se enquadrar nelas, eu afirmo que alguns casaram por sexo, por beleza, por fama, outros ainda por dinheiro e segue uma última opção por comida (querer ser alimentado por ela e ter corpo de Marido), tem aqueles que casaram para cumprir a justiça de Deus, etc.
“Procure no amor o que só se pode encontrar nela”, levará muito tempo se procurar uma coisa no lugar errado, vai te consumir tempo desnecessário, o mesmo acontece com as possíveis motivações atrás discriminadas. Olha, a infelicidade começa quando a sua espectativa é quebrada, por não encontrar no casamento o que você busca, aquilo que investiu toda energia, pois é, agora eu pergunto oque farás se não encontrar no casamento oque você tanto busca? Vais se divorciar? Responda com sinceridade...
O que fustra muitos casais por sinal os recém casados, é porque vão ao lar sem o primordial que é Deus nas suas vidas com o temor e santificação que ele precisa, é Deus que trás o amor e todos os seus igredientes no matrimónio, porque Deus é amor (1º João-04-07 até 08).
Numa das minhas palestras, uma jovem me afirmou que só poderia casar quando estivesse preparada, em resposta eu disse, para casar nunca estamos preparados, são duas pessoas que foran educadas de forma totalmente diferente e vieram de familias com ideiais covergentes. Observa, “Algumas decisões são tomadas no sentido de aceitar os riscos” que elas podem proporcionar, diz penas vou enfrentar o casamento e todos os seus desafios e vou resisti-los com derterminação. Todos os casais com mais de cinco anos de casados podes lhes perguntar se está tudo bem? Há sempre alguma coisa incomodando, nunca o casamento está perfeito, “você acha o seu problema grande até conhecer o do outro” para depois entender que o seu problema é simples de se ultrapassar, todos estamos enfrentando alguma coisa, portanto, casa para cumprir a justiça de Deus, para que tudo que surgir no vosso lar o Tchidikenu (Deus justiça nossa) vai ajudar-vos a ultrapassar de forma justa, dando-lhe sabedoria para conseguir seguir em frente.
Como encontrar um parceiro(a) para Casar.
Ninguém recebe nada se não lhe for dado por Deus (João-03-27). Sempre aconselho que se deve orar antes de se encontrar um bom parceiro (a) que estará consigo para o resto da vida. O matrimónio é um investimento muito caro até agora, energético e financeiro por isso deve ser feito de forma correta e justa, o casamento não é um diploma mas sim um contrato que deve ser lido com cuidado. Estou te ajudando a enteder, a boa mulher vem do Senhor, o Salomão diz a mulher virtuosa quem achará? (Provérbios-31-10), perceba que é uma pergunta e não uma afirmação, se nunca orou pedindo uma esposa ou esposo de onde veio esta que está com você?
Antes de ver, antes de tocar, primeiro deves pensar sozinho sem nem uma existência da pessoa, oração é um pedido que é direcionado aos céus para obtenção de respotas e soluções não vistas, Deus vai te direcionar e no final te dar o seu marido ou mulher para cumprir a sua palavra quem pede recebe (Mateus-07-07), coisa simples mas fica complicado pedir alguma coisa com a mente ocupada, já entrevistei alguns jovens cristãos que dizem que já orou para Deus lhe dar alguém, e esse alguém ele já conhece e já convivem, quer dizer, no seu pensamento, já tem uma figura, então, como pode pedir uma coisa que você já tem?
Muitos até já estão numa relação, mas continuam a pedir a Deus outras pessoas, isso é uma confusão de requisições no céu. A forma que o Senhor é organizado, se soubessémos, teriamos vergonha de fazer este tipo de pedido, “enquanto não se livrar do que se tem, não poderás receber o que se precisa”.
Primeiro organiza os seus pensamentos e desejos, abre a mente e esvazia os nomes, purifica-te no sangue de Jesus Cristo, que perdoa todos os pecados do homem. Depois pede com fé, e espera no Senhor, só assim poderá achar a virtuosa ou o virtuoso que muito procura de forma errada.
Autor: Benedito Daniel
Comentários
Postar um comentário