O Poder da Dedicação e Foco no Processo

 

Dedicação é uma maneira eficaz de realizar tudo que desejamos. Se quer ter sucesso em alguma coisa, tem que se dedicar nela, pois a disciplina e a dedicação são competências comportamentais que podem ser desenvolvidas e trabalhadas. Elas são essenciais para todo ser humano que deseja uma boa vida profissional, acadêmica e pessoal. Ter dedicação é se empenhar, depositando esforço contínuo, para terminar aquilo que você se propôs a fazer. 

Pelo menos 10 minutos a cada dia, tudo leva tempo para evoluir, e durante algum tempo perceberá que está a crescer neste assunto. É bonito ver a evolução de algo que começámos, graças a nossa dedicação constante. A Bíblia em Provérbios 21:05 diz “quem planeja bem e trabalha com dedicação prospera; quem se apressa e toma atalhos fica pobre”. Por exemplo, na música que é uma das artes que eu amo incondicionalmente, para o seu melhoramento exige dedicação nos ensaios, daí digo que todos sabemos cantar, se nos dedicarmos ao treino um pouco de tempo todos os dias. Deus pede fôlego e não talento ou boa voz, no final, o talento surge atravez da dedicação no assunto.

Quer mais conhecimento numa temática?

Leia um pouco todos os dias, mas lembre-se que o conhecimento está nas mãos de Deus primeiramente, e depois em livros. Além da leitura, ouvir mentorias, observar pessoas que, de facto, inspiram, ler sobre a sabedoria que Deus deu a Salomão enquadrando ao contexto da sua vivência, são uma ótima sugestão de adquirir conhecimento. Salomão recebeu sabedoria e conhecimento de Deus e por negar bens e riquezas, num único pedido Deus lhe concedeu tudo isso e muito mais (1º Reis-03-07 até 12). 

Faça sempre um esforço naquilo que deseja e na pessoa que quer se tornar buscando a nossa palavra chave "dedicação". “Nada poderás receber, se não de Deus te for entregue”, portanto, para receber conhecimento vindo de Deus exige dedicação a ele, de uma maneira própria e correta. Foque-se no que realmente deseja e o alcançará.

Quer ter um relacionamento Melhor?

Se dedique a ele um pouco todos os dias, “Ninguém controi um império de felicidade em pouco tempo”, no relacionamento não há perfeição, mas sim abnegação, alguns abdicam por anos ao seu conjuge não esperando que o seu parceiro faça de forma igual. Quando o parceiro te coloca na segunda posição, isso diminui a dedicação dele em si, dedicação no relacionamento significa sacrificar os seus desejos por aquele que realmente interessa homem ou mulher, com a qual decidiu construir um lar durante a sua vida. Se fores, por exemplo, o primeiro a identificar o problema, seja também o primeiro a encontrar uma boa solução. Se notar que chegar tarde em casa faz com que haja desequilíbrio na sua relação, então, comece a trabalhar no sentido de eliminar esse defeito, leva algum tempo, mas chega-se lá.

O mais complicado na vida é corrigir um erro costumeiro. Às vezes, deixa de ser um erro para ser um mau hábito ao ponto de dizer isso é normal, é próprio, normalizando um problema. Olhe o assunto com seriedade, não desestabilize aquilo que está construindo, um grande muro bem edificado caí pouco a pouco até deixar de existir, o melhor é começar já a criar as medidas de prevenção. Dedique-se, depois perceberá que valeu apena o esforço. Quando vês uma relação bonita de alguém próximo a si, podes perguntar como eles fizeram para se manter tão conectados, perceberá que eles dedicaram-se um pelo outro por longo tempo. Hoje dá alegria e é inspirador ver um lar feliz, portanto, não perca mais tempo começa hoje mesmo se dedicando no seu relacionamento, lute por ele e terá bons resultados.

Quer Criar um negócio de Sucesso?

Se dedique a ele um pouco todos os dias, recorrendo a um ditado popular que diz: “O negócio só cresce aos olhos do dono”. Por ser seu negócio, o melhor é ter mais atenção a ele, mais do que qualquer um dentro da empresa, todos os dias faça alguma coisa para elevar a outro nível com uma lista de metas e vê se está a cumpri-las com eficiência e invista na melhor ferramenta de publicidade. Hoje temos as redes sociais como um pontecial e relevante para o Marketing Digital.

Hoje o mundo está nas telas, mas não se esqueça é você que faz as coisas acontecerem, a ideia original veio de si, dedique-se um pouco nela vendo ela crescendo e evoluindo é prazeroso. Junto da sua equipa, entenda que a equipa é sua e deves ter a atenção a ela, vai seguindo os seus passos por seres o portador da ideia central. Acredite em si e naquilo que és capaz de se tornar “necessário você acreditar em si e darás mais segurança a equipa”, desistir é para os fracos “A preguiça é muito ruin para os negócios”, principalmente quando parte do proprietário.

Em lojas de vendas de mercadorias, por exemplo, se o dono consome sem registar ou devolver, sem pagar o caixa, com tempo continuando neste ritmo, vai assustar tudo foi-se e o negócio já não tem pernas para andar, portanto, dedique-se na perfeição optando pelos bons hábitos, ariscar nos negocios é bom, mas não pode ser repetidas vezes, porque se der errado pode te frustrar, porém, não pode ter medo de começar do zero, levante a cabeça e vai a luta. Acredite no seu pontencial, irá muito longe se aplicar a dedicação no seu negócio.

Quer ser uma pessoa melhor nos hábitos?

Melhore pelo menos 1% todos os dias, busco um exemplo prático, mentir não é bom é uma prática condenável, assim como fumar, e os que fumam sabem bem que essa prática prejudica gravemente a saúde de forma lenta e subtil, vai matando os pulmões pouco a pouco. Há tanta ignorância nisso, até o rótulo do maço de cigarro vem mesmo escrito “FUMAR PREJUDICA GRAVEMENTE A SAÚDE”, mesmo sabendo da verdade, ele continua na prática até quando for diánosticado fuga de um pulmão, complicado ném!

Faço uma pergunta, mesmo sabendo que Mentir é uma prática condenável porque continua mentindo? Se fumar te mata aos poucos porque continua fumando mesmo sabendo da verdade? Se conseguiu uma resposta a essas perguntas, significa que está se dedicando no exercício do cérebro, que é pensar. Até pensar mesmo que é gratuito e de índole individual muitos nem tentam. 

Vamos por fase, falando da Mentira em primeiro lugar, sabe-se que quem mente jamais esta livre, pois carrega um fardo na sua própria costas, por mais que tiver vencido o tempo do ponto de vista analítico, “jamais terá uma mentira que ultrapasse as suas consequências”, a não ser que conte a verdade e se livre deste fardo que voluntariamente se colocou pelas costas. Há quem já tem a mentira como um vício e nem nota, até em coisas mínimas mente, eu dig, faça alguma coisa por si, prove o perfume suave da verdade e percebará que por mais impactante que seja a verdade é sempre a melhor opção, dedique-se “Somente com a verdade nada mais do que a verdade”.

No mundo, estamos num julgamento constante como se tivessémos num tribunal, a verdade te liberta. Vê o que aconteceu com o casal Ananias e Safira (Atos-05-01 até 11), mentira começa sempre com uma pessoa parecendo ser uma boa ideia, mas não é. Um casal morreu por não falar a verdade, não participe em mentiras alheias isso pode custar-te a vida, o mundo julga todas as nossas ações e actos, procure aproximar-se da perfeição o quanto podes. Sabemos que não somos perfeitos, também sabemos que é possível aproximarmos dela para o bem da nossa saúde mental, peço que faça um exercício em apenas 1% por dia em falar a verdade e participar em pogramas dignos e perfumado com a verdade, se preferir, pode aumentar a percentagem, mas lembra-se “Para contruir um império, melhor começar em pequenos passos e foca-te nele em tempo integral”.

Muitos cairam na saturação por começar em percentagens muito altas e não conseguem fazer nada nas suas missões, porque fica pesado de mais, por isso começa sempre no minímo possível com o tempo, passando dias, horas, e minutos dedicando na verdade. Perceberá e irá admirar a sua evolução na fala da verdade e começará a ver que mentir é de facto um erro que não vale apena. Jesus Cristo afirma quem é o pai da mentira (João-08-44), passando o tempo dizendo a verdade vale sempre apena tornando-se uma pessoa livre do fardo da mentira, realçando que a verdade é o próprio Jesus Cristo, caminho, verdade e a vida (João-14-06).

Para o vício do cigarro, quero trazer uma história real contada pelo meu professor quando ele era viciado no cigarro. Perguntei-lhe como fez para deixar o cigarro, sabendo que é um vício quase impossível, caro leitor entenda essa pequena história real que pode te ajudar a iliminar um vício, veja o poder do 1% de dedicação em alguma coisa e em tempo integral. A sua história começa quando ele muda-se da casa da sua irmã mais velha para outra cidade. Quando foi para lá, antes adquiriu uma quantidade boa para alimentar o seu vício, pois era o menor dentre todos os seus irmãos, era época de guerra e os jovens eram preciosos para irem na frente do cambate, tinha que ser mantido no quintal de casa da sua irmã e saía só no periódo que as coisas se calmavam, e já tinha o seu canto do vício, a vida era só fumar até que um dia o stock acabou. 

Numa zona que não conhecemos ninguém, o correto é evitar nos movimentar, ainda mais em tempo de guerra, mas os que fumam são muito unidos e se ajudam a manter a sua comunidade. No dia da sua permissão encontrou um colega do vício e perguntou como e onde faria para encontrar um local e adquir cigarros, em reposta o colega diz que para conseguir um masso de cigarro, ele tinha que percorrer a pé por mais de 10 km. Foi então que ele descobriu o local e comprou alguns massos, mas por adquirir pouca quantidade, reduziu a sua frequência diária (podemos considerar o nosso 1%). Quando acabasse os cigarros, era tipo um castigo, um dia ele andou até 5 km, estando com fome desistiu do cigarro até a presente data. Perguntou-se a si mesmo "por que estou me castigando? Assim foi-se o vício.

Nesta pequena narração, trago-lhe uma ideia que faz todo sentido dizer que tudo tem o seu tempo, por mais difícil que seja o vício és sim capaz de deixar, basta reduzir 1% no consumo a cada dia,  livra-te de qualquer mau hábito e máximiza os bons hábitos em sua rotina, não existe outra coisa ou atalho apenas a "dedicação" naquilo que você deseja consquistar. Qualquer coisa você consegue, a fé cresce no ouvir a palavra de Deus (Romanos-10-17), o ouvir a palavra de Deus no altar também vai depender da sua dedicação ao aplicar, máximizarás a sua fé ao nível do mover de montanhas, fé rara, mas possível de se alcançar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Os artistas deveriam contactar um jurista, antes de assinar um contrato por causa das cláusulas abusivas", aconselha jurista Edmilson Bento

Danilo Castro: "Eu sou um jovem angolano a tentar deixar a sua marca"

Déborah Cardoso Ribas: "O meu maior anseio na literatura é auxiliar as pessoas a escreverem livros dignos de um prêmio"